Mensagem do Líder Supremo sobre o Hajj 2012

sábado, 3 de novembro de 2012



Mensagem do Líder Supremo sobre o Hajj 2012 (25/10/2012)

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso

O louvor é para Deus, Senhor dos mundos, e a paz e as bênçãos estejam sobre o grandioso e confiável Profeta, e sobre sua casa impecável e sua distinta família, e seus companheiros abençoados.
A Temporada do Hajj (Peregrinação Maior á Mecca) – que está cheia de misericórdia e bênçãos – chegou e mais uma vez as pessoas mais afortunadas, que foram abenoçoadas com a oportunidade de estar presentes nesse lugar de encontro iluminado, foram preenchidas com a graça divina. Aqui, o tempo e o espaço convidam cada um de vocês, queridos peregrinos, á perfeição espiritual e material. Aqui, os homens e mulheres muçulmanas com seus corações e línguas aceitam o chamado de Deus – Exaltado Seja – a justiça, a retidão e a salvação. Aqui, todo o mundo encontra a oportunidade de praticar a fraternidade, a sinceridade e a piedade.

Este lugar é um campo para edificação e aprendizagem. É a demonstração da unidade, da grandeza e da diversidade da comunidade islâmica mundial (ummah). É o campo de batalha da luta contra Satanás e os transgressores (taghut). Deus Onisciente e Todo Poderoso fez deste lugar, um campo onde os crentes serão testemunhas de seus interesses. Uma vez que abrimos os olhos da sabedoria e do conhecimento, essas promessas divinas entram em cada parte da nossa vida pessoal e social. A característica dos rituais do Hajj é o que conecta esse mundo ao outro, e o indivíduo á sociedade.
A Kaaba cheia de pureza e glória, as voltas (tawaf) dos corpos e dos corações em torno de um núcleo firme e eterno, os esforços constantes desde o ponto de partida até o distino, a migração coletiva até esse cenário sublime desde os tempos de Arafat e Mash'ar, e a atmosfera que impregna os corações de sinceridade, alegria e vitalidade neste grandioso cenário espiritual, uma corrente coletiva para enfrentar o símbolo de Satanás, e a participação de todas as pessoas - de uma grande diversidade étnica e procedentes de lugares diferentes - nesta cerimônia cheia de segredos, significados e sinais de orientação: essas são as únicas características deste dever significativo.

É uma cerimônia que une os corações á recordação divina, ilumina a saudade dos corações com uma luz de piedade e fé, une os indivíduos derrubando os muros que eles constroem ao redor de si mesmos, os absorve e os introduz na companhia multicolorida dos membros da comunidade islâmica mundial (ummah), proporciona aos membros da ummah uma vestimenta que os protege das setas venenosas dos pecados, e provoca neles um espírito de ataque contra os demônios e transgressores (taghut). É esse lugar, onde os peregrinos podem ver por si mesmo o quão diversificada é a comunidade islâmica (ummah) e, se dão conta da capacidade e do potencial dessa comunidade, se tornam otimistas e se transformam em pessoas com esperanças no futuro e se sentem preparadas para desempenhar um papel nele. Reafirmam sua lealdade para com o grande Profeta Mohammad (s.a.a.s) e estabelecem um pacto firme com o amado Islã. Se alimentam do que os beneficia, da graça e da assistência divina, e daquilo que desenvolve neles uma determinação firme para reformarem a si mesmos e também a ummah, e promover a voz do Islã.

Ambas as coisas – a reforma de si mesmo e da comunidade islâmica mundial – são obrigações perpétuas. Graças á sua reflexão sobre as responsabilidades religiosas, sua sabedoria e perspicácia, não é difícil para aqueles que duvidam e refletem, encontrarem uma maneira de cumprir essas responsabilidades.
A reforma de si mesmo começa a partir da luta contra as paixões, fazendo esforços para evitar o pecado. E a reforma da comunidade islâmica mundial se inicia com a identificação dos inimigos e suas conspirações, os esforços para inutilizar seus atentados, enganos e hostilidades. Os esforços para reformar a si mesmo e a comunidade islâmica (ummah) estão organizados pelo vínculo entre os corações, mãos e línguas dos muçulmanos e das nações muçulmanas.

Chegados á esse ponto, um dos temas mais importantes do Mundo Islâmico, ao qual está ligado o destino da comunidade islâmica mundial (ummah), são os acontecimentos revolucionários do Norte da África e da região, que até agora resultaram na queda de vários regimes corruptos que recebiam e seguiam ordens dos Estados Unidos e foram cúmplices dos sionistas, isso também sacudiu os alicerces dos outros regimes. Desaproveitar essa grande oportunidade e não usá-la para reformar a ummah constitui uma enorme perda para os muçulmanos. Atualmente, todos os esforços das potências arrogantes e agressivas – também acostumadas á influenciar através da ingerência – se concentram em desviar os grandes movimentos islâmicos de seucaminho original.

Nesses grandes levantes, os muçulmanos – tanto homens como mulheres – se lançaram contra a tirania de deus governantes e a hegemonia dos Estados Unidos, que haviam causado humilhações desses povos e estabelecido uma aliança com o criminoso regime sionista. Esta mesma gente, acredita  que nesta batalha de vida ou morte, seu salvador foi o Islã e seus ensinamentos e lemas redentores, e isto é algo que eles anunciam claramente. A defesa da oprimida nação palestina e a luta contra o regime usurpador se encontram no topo da lista de exigências. Eles estenderam sua mão de amizade aos países muçulmanos e exigem a união da comunidade islâmica mundial.
Esses, são os pilares essenciais dos levantes populares nos países que – nos últimos anos – içaram a bandeira da liberdade e da reforma, e estavam presentes nos cenários revolucionários com toda a força de seus corações e almas. E essas são as coisas que podem fortalecer os pilares essenciais da reforma da grande comunidade islâmica. Insistir nesses princípios fundamentais, é o requisito necessário para a vitória final dos levantes populares nesses países.

O objetivo do inimigo é abalar os pilares fundamentais. Os agentes corruptos dos Estados Unidos, da OTAN e do sionismo, usando pessoas carentes de perspicácia e com visão superficial, estão tratando de desviar o grande movimento dos jovens muçulmanos e incitá-los uns contra os outros, em nome do Islã. Eles estão tratando de converter a luta contra o colonialismo e contra o sionismo em um terrorismo cego nas ruas do Mundo Islâmico, para que os muçulmanos derramem o sangue dos seus irmãos e dêem oportunidades aos inimigos do Islã de saírem desse beco sem saída em que eles se encontram e, por outro lado, manchar o nome e a imagem do Islã e seus soldados.

Depois de ter caído em desespero, tentando eliminar o Islã e os lemas islâmicos, agora eles voltam a criar conflitos (fitna) entre as escolas doutrinais do Islã e estão criando obstáculos no caminho da unidade da comunidade islâmica mundial (ummah), através de suas conspirações para promover a fobia entre os Xiitas e Sunitas.

Com a ajuda de seus agentes na região, eles estão criando uma crise na Síria com o objetivo de desviar a atenção dos povos das questões importantes de seus países e dos perigos que os ameaçam, tratando de focar a atenção do povo nos acontecimentos sangrentos que os eles causam, com esse objetivo. A guerra civil na Síria e o assassinato dos jovens muçulmanos pela mão de outros jovens muçulmanos, são crimes incitados pelos Estados Unidos, pelo sionismo e pelos governos que seguem as suas ordens e alimentam as chamas dessa guerra civil. Quem irá acreditar que os governos que apoiaram as ditaduras opressoras do Egito, da Tunísia e da Líbia, se tornaram agora os partidários do "chamado pela democracia" do povo Sírio? A tentativa contra a Síria é apenas uma vingança contra um governo que sem ajuda de nada nem ninguém se levantou contra o regime sionista durante três décadas, e defendeu os grupos de resistência da Palestina e do Líbano.

Nós apoiamos o povo sírio e nos opomos á qualquer tipo de atividade e ingerência estrangeira na Síria. Qualquer tipo de reforma naquele país, deve ser realizada pelo povo sírio através de métodos completamente internos. Que a hegemonia internacional – com a ajuda dos governos subordinados e obedientes á eles na região – criam crises em um país sob uma série de pretextos e logo usa a existência da crise – que eles mesmos criaram – como desculpa para justificar qualquer crime que eles cometem nesse país, constituem um grave perigo, e se os governos da região não fizerem nada diante disso, devem esperar que chegue a sua época para que eles mesmos experimentem essas conspirações das potências arrogantes.
Irmãos e irmãs, a temporada do Hajj é uma oportunidade para refletir sobre os temas importantes do Mundo Islâmico. O destino das revoluções da região e os esforços que as potências que foram afetadas por essas revoluções realizam para desviá-las, são alguns dos temas. As conspirações traiçoeiras para fomentar a discórdia entre os muçulmanos e criar desconfiança e suspeita entre os países que se despertaram e a República Islâmica; a questão da causa palestina e os esforços para isolar os combatentes palestinos e extinguir a luta palestina; a propaganda anti-islâmica dos governos ocidentais e seu apoio á aqueles que insultam o Grande Profeta do Islã (que a Paz de Deus esteja com Ele e sua família purificada); as tramas que preparam o terreno para as guerras civis e a desintegração de alguns países muçulmanos; seus esforços para que os povos revolucionários e os governos tenham medo de se opor ás potências hegemônicas do Ocidente, promovendo a ilusão de que seu futuro depende de se entregar aos agressores, e outras questões tão vitais, são parte dos temas importantes que devem ser refletidos durante essa oportunidade que se apresenta graças ao Hajj e sua solidariedade e unidade, queridos peregrinos.

Sem dúvida, a orientação e a assistência divina mostrará os caminhos seguros para os crentes dedicados: "E aqueles que se esforçam por nós, certamente, os orientaremos para nossos caminhos." (Alcorão Sagrado, Surata A Aranha, versículo 69)

Que a paz, as bênçãos e a misericódia de Deus estejam com vocês.

Seyyed Ali Khamenei

5 de Dhul Hijjah 1433
30 de Mehr de 1391